
Manaus, a capital do Estado do Amazonas, localizada a 18 km da junção dos Rios Negro e Amazonas, portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta, é o mais importante destino turístico do norte brasileiro.
A cidade passou por grandes transformações nas últimas décadas, adotando feição contemporânea, que se consolida através de uma excelente infra-estrutura: malha viária com largas avenidas, viadutos e passagens de nível; aeroporto e porto com categoria internacional; shopping-centers, teatros, restaurantes, bares, museus, centros culturais, espaços para grandes eventos, clubes noturnos, aluguel de veículos; além de eficientes serviços de energia elétrica e saneamento básico.
Manaus ajusta-se ao seu tempo, perfeitamente conectada ao mundo globalizado através de uma eficiente rede de comunicação, disponibilizando a visitantes e residentes ótimos serviços de Internet, telefones celulares, pagers, serviços rápidos de entrega de encomendas, etc.
Nasce com o nome de Lugar da Barra, em 1669, durante a construção da Fortaleza de São José da Barra (ou Forte da Barra), erigida com o objetivo de conter as invasões dos holandeses e espanhóis, inimigos da Coroa Portuguesa.
Em 1755, o governo português determina a criação da Capitania de São José do Rio Negro, instalada inicialmente em Mariuá (Barcelos, Amazonas) e em 1804 a sede da Capitania é definitivamente transferida para o Lugar da Barra (hoje Manaus).
O Lugar da Barra é elevado à categoria de Vila, em 1832, passando a chamar-se Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro; e, em 24 de Outubro de 1848, a Vila da Barra é elevada à categoria de Cidade.
Finalmente, em 05 de Setembro de 1856, a Cidade da Barra do Rio Negro, contando com quase 1.300 habitantes, passa a denominar-se Manáos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário