
Mercado Adolfo Lisboa
O mercado municipal Adolfo Lisboa foi inaugurado em 1882 e em 1906 foi arrendado pela empresa inglesa Manaós Market, empresa responsável para construção dos dois pavilhõe de ferro destinados à venda de carnes e peixes. A contrução do mercado é em estilo Art Novau é réplica do extínto mercado Les Halles em París.
Hoje o marcado municipal Adolfo Lisboa se encontra em reforma para preservação de sua história.
Você pode encontrar imagens do Mercado Municipal Adolfo Lisboa e outros pontos turísticos de Manaus clicando no link postado...

As obras de reforma e restauro do Mercado Adolpho Lisboa já têm 40% de sua execução concluída. A empresa contratada pela Prefeitura de Manaus – Construtora Biapó – está atuando em quatro frentes de trabalho: Pavilhão Frontal, Pavilhão do Peixe e Pavilhão Pará e Pavilhão Central. O valor estimado da obra é de R$ 11 milhões. Os profissionais da empresa têm intensificado os trabalhos na fachada (ornamentos, pintura) e telhado (carpintaria e colocação de telhas). No Pavilhão do Peixe a estrutura metálica foi concluída e o molde onde serão estampadas as telhas “escamas de peixe” já está pronto para começar a confecção dessas peças, que serão réplicas das originais. No pavilhão da Carne, os trabalhos estão concentrados na restauração da estrutura metálica e recomposição de peças. No Pavilhão Tartaruga estão sendo finalizados o jateamento de granalha de aço e a pintura.
Um dos benefícios da obra é que a empresa está capacitando profissionais da cidade com técnicas de restauro e isso vai aumentar a mão-de-obra local qualificada que hoje ainda é deficiente.

Alem disso, os operários estão recebendo aulas sobre patrimônio histórico. O objetivo é que eles comecem a entender o valor de prédios emblemáticos e simbólicos como é o “Mercadão” e possam ter orgulho de participar dessa ação.
Visitação na obra
A partir desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Manaus e a Construtora Biapó vão abrir uma área do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, para que a população possa visitar.
O horário para as visitas será de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Nesse espaço haverá um guia bilíngue (português e inglês) para explicar as etapas da obra já concluídas e em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário