Saúde
Desde o nascimento, as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde para manter em dia o cartão de vacinação e para que os pais sejam orientados sobre a alimentação dos filhos e a prevenção de doenças. De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, o cuidado com a saúde dos pequenos começa antes da gravidez, com o planejamento familiar, um bom pré-natal da mãe e uma boa assistência na hora do parto. A partir daí, o acompanhamento médico periódico das crianças é essencial.
"Uma coisa fundamental é não deixar passar a época das vacinas, tem todo um calendário a ser cumprido. E muita importância, já na primeira semana, fazer uma visita na primeira semana de vida porque é nessa primeira semana de vida que podem surgir vários problemas, principalmente ligados à amamentação".
Quem orienta é a coordenadora da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani. Ela observa que a Caderneta de Saúde da Criança, que é oferecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde, pode ajudar os pais no acompanhamento da saúde dos filhos. A partir das informações anotadas na caderneta, a criança pode receber um atendimento médico ainda mais adequado. A coordenadora do Ministério da Saúde chama a atenção para a importância deste documento.
"Para que os pais sempre usem a Caderneta de Saúde da Criança. Tem toda uma parte, a metade dela, é dedicada aos cuidadores, então tem uma série de dicas de saúde, muito importantes, as principais. E que não só eles leiam o que está na caderneta para se orientarem quanto peçam, e digo até mais, exijam do profissional de saúde, do médico, que preencha a caderneta com os dados."
A caderneta traz, por exemplo, recomendações do Ministério da Saúde para as consultas de rotina: uma logo na primeira semana de vida do bebê, outra no primeiro mês, mais uma consulta no segundo mês e assim, de forma periódica, até os dois anos de idade. A partir daí, as consultas de rotina podem ser anuais, próximas ao mês de aniversário da criança. Por isso, não deixe de levar a caderneta de saúde em todas as consultas médicas dos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário