Zona Franca de Manaus
Nokia C6-01 and NokiaC7 Symbian^3 smartphones
Michelle Portela - Portal Amazônia
Apaixonados por tecnologia encontrarão o “estado da arte” no Nokia N8, com uso de aplicativos desenvolvidos no Polo Industrial de Manaus (PIM), é o que afirma Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia Brasil. O modelo chegará às lojas ao preço de R$ 1.499, sem subsídios.
O smartphone é o primeiro celular da Nokia equipado com o novo sistema operacional Symbian^3, desenvolvido para competir diretamente com o iPhone e o BlackBerry. O aparelho tem câmera de 12 megapixels e tela sensível a toque de 3,5 polegadas, pode ser plugado a televisor ou pen drive, entre outras funcionalidades.
A fábrica da Nokia instalada no PIM será a única no Brasil e uma das três no mundo – as outras ficam na Finlândia, sede da gigante, e na China, o maior mercado consumidor – a produzir o modelo. “A pré-venda no Brasil foi a maior entre os demais países onde oferecemos o N8”, afirma Narcizo.
A expectativa de sucesso, no entanto, esbarra um entrave. A tributação tarifária paulistana sobre produtos fabricados em Manaus é de 18%, a mesma aplicada a importados, sob a justificativa política de que a isenção fiscal da Zona Franca de Manaus já compensaria a alta taxa e que a medida dá equidade ao mercado paulista.
“O grande problema dos problemas produzidos em Manaus são os impostos tributários praticados em São Paulo, o maior consumidor desse tipo de produto”, criticou Narcizo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário