Saúde
Você sabia que o mofo pode causar problemas respiratórios? Pessoas alérgicas que têm asma, bronquite ou rinite alérgica, por exemplo, são as mais sensíveis e podem ter crises sérias por causa da presença dos fungos em casa. Quem faz o alerta é o vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, João Negreiros Tebyriça.
"Normalmente, o mofo das casas, ele é alimento para ácaros, então, onde você tem muito mofo tem muito ácaro. Então, o próprio mofo pode causar alergia respiratória, pode causar outras doenças, inclusive pneumonia, e aumenta a quantidade de ácaros, aumentando os riscos de desenvolver doenças respiratórias."
alergista João Negreiros Tebyriçá
Por esta razão, o alergista ressalta que é preciso manter a casa sempre arejada, com janelas abertas para o vento circular e diminuir o excesso de umidade em armários. Os locais que já apresentarem fungos, como paredes, devem ser raspados e, depois, mantidos sempre bem secos. João Negreiros Tebyriça alerta que a presença do mofo em casa pode, nos casos mais extremos, causar uma pneumonia mais séria e difícil de tratar.
"Numa área em que você esteja com muita concentração de fungo pode haver uma pneumonia por fungo também e geralmente são muito graves e, como os fungos não são bactérias, eles não respondem aos antibióticos normais."
O alergista dá ainda outra dica para não sofrer com o mofo. Roupas que ficam guardadas no armário por muito tempo precisam ser lavadas antes de usar. Além disso, como não são usadas com freqüência, o ideal é que elas fiquem guardadas dentro de sacos plásticos para evitar a proliferação de fungos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário