Saúde
Crianças obesas podem correr sérios riscos de desenvolver doenças cardíacas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo British Columbia Children´s Hospital, a obesidade infantil pode ser a causa de um estreitamento na aorta, uma das principais artérias do corpo. A mudança nesse vaso sanguíneo, que prejudica o fornecimento de sangue para todo o organismo, é um importante indicativo precoce de uma futura doença cardíaca.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram a elasticidade da aorta de 63 crianças com cerca de 13 anos. O problema nos vasos sanguíneos não se mostrou, no entanto, diretamente relacionado com pressão arterial e níveis de colesterol – o que sugere que a doença se desenvolva silenciosamente no organismo. “A pressão sanguínea estava levemente mais elevada nessas crianças. Mas, ainda assim, o estreitamento da artéria é associado com problemas cardiovasculares e até mesmo uma morte prematura”, diz Kevin Harris, um dos líderes do estudo.
Os cientistas tentam agora descobrir se uma melhora na alimentação e na qualidade dos exercícios físicos feitos por essas crianças podem reverter os prejuízos causados na aorta. “Nós temos de rever o estilo de vida que aceitamos como o padrão de uma sociedade, só assim poderemos assegurar a saúde das crianças”, diz Beth Adamson, especialista do Canadian Heart and Stroke Foundation.
Nenhum comentário:
Postar um comentário