Atual

30 de setembro de 2010

Correios do Amazonas anunciam concurso público para novembro...

Qui, 30 de Setembro de 2010 00:05     -      Portal Amazônia


Concurso público vai contratar funcionários para os Correios do Amazonas ainda este ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelo diretor regional da empresa, Ageu de Siqueira Cavalcante. Ao todo, serão preenchidas 48 vagas  no Estado.


correios do brasil


As provas estão previstas para o dia 28 de novembro e a contratação para janeiro do ano que vem. Segundo o diretor regional dos Correios, Ageu de Siqueira Cavalcante, atualmente a empresa sofre deficiência de pessoal, o que prejudicaria a rapidez na entrega de correspondências no Estado.

Para minimizar os transtornos do serviço, os funcionários dos Correios estariam trabalhando com horas extras, aos domingos e feriados. A empresa conta hoje com 1.331 funcionários, sendo 27 deficientes físicos e 581 temporários.

Brasil lidera reação das Américas contra o fumo...

Qui, 30 de Setembro de 2010 14:29 





Proposta aprovada na reunião dos países do continente é uma resposta às ações da indústria do tabaco que tentam coibir as medidas de saúde pública

O Ministério da Saúde do Brasil conseguiu aprovar nesta quarta-feira (29) na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) uma resolução para que os países do continente se unam contra as manobras da indústria do tabaco. O texto, apresentado pelo ministro José Gomes Temporão na reunião do Conselho Diretor da OPAS, em Washington, Estados Unidos, representa uma reação das Américas contra as ações adotadas pelo setor tabacaleiro. A medida permite que os países possam se preparar ou ajudar as autoridades de saúde pública na proteção de sua população. A indústria do tabaco tem buscado na Justiça local, nos tribunais e organismos internacionais impor obstáculos às medidas de controle de exposição das pessoas ao fumo.

O texto aprovado pela Opas reforça a necessidade de que os países adotem as diretrizes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, um tratado internacional assinado por mais de 190 países e que está em vigor desde 2005, sob os amparo da Organização Mundial de Saúde. A convenção prevê, entre outras ações, a implementação de leis rígidas para banir o fumo em ambientes coletivos, a disseminação de advertências sanitárias fortes nas embalagens dos produtos, a restrição da propaganda e do patrocínio de eventos culturais e esportivos por marcas de cigarros. No caso específico do Brasil, tais ações são importantes para impedir o avanço do consumo dos produtos do tabaco.






Pela resolução brasileira, os países americanos rechaçam, em conjunto, as medidas adotadas pelas empresas do tabaco quando interferem ou criam obstáculos para as ações de saúde pública. Com o objetivo de ampliar o potencial dessa união continental, será promovido, por meio da OPAS, o monitoramento, que colocará em evidência as estratégias da indústria. A ideia é que, por uma comunicação conjunta e ágil, os países consigam reduzir a eficácia das estratégias da indústria e fortalecer as medidas regionais antitabagistas.

A proposta brasileira é uma reação à indústria do tabaco, que vem buscando por meio da Justiça e foros internacionais de comércio combater as leis e medidas do poder público contra o fumo. Em relação ao Canadá, as empresas questionam internacionalmente a lei que proibiu o uso de flavorizantes nos produtos do tabaco. No Uruguai, o embate nos tribunais nacionais e internacionais é contra a medida que vetou a utilização de mais de uma apresentação comercial por marca, que davam enganosa a impressão de haver variedades menos nocivas do produto. No Brasil, a indústria tabagista tentou, em 2008, evitar a utilização das novas advertências sanitárias nas embalagens dos produtos de tabaco.

Semana de Prevenção contra o Aborto...

Qui, 30 de Setembro de 2010 14:39


A Arquidiocese de Manaus em parceria com Governo do Amazonas e com a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), realiza do dia 5 a 12 de outubro, a Semana Estadual pela Vida e de Prevenção contra o Aborto. Com o apoio do o Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), a programação inclui novenas, procissões, seminários, palestras, concurso de redação e distribuição de folders que abordarão temas jurídicos, éticos e morais acerca do aborto.

Instituída pela Lei 3.174, sancionada em 2007, a Semana de Prevenção contra o Aborto é uma oportunidade de debater e informar a população, especialmente as mulheres, sobre as conseqüências e prejuízos causados à saúde da gestante e do feto em decorrência do aborto.



fotos


Além da programação específica da Semana de Prevenção contra o Aborto, a

Arquidiocese de Manaus também dispõe do programa “Consultório Familiar”. Por meio do Fale Conosco 3212-9044, que funciona das 14h às 18h, as famílias tem acesso a orientações sobre planejamento familiar, fertilidade e sexualidade; e ajuda psicológica para o relacionamento conjugal e educação dos filhos.

Eleições 2010: Bebida alcoólica liberada no dia das eleições em cinco estados...

Qui, 30 de Setembro de 2010 00:12 


Agora Vale...




Cinco estados brasileiros não terão a Lei Seca no próximo domingo (3) dia de eleições. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, a bebida alcoólica está liberada  para esta data. Em São Paulo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo fez o anúncio na manhã desta quarta-feira (15). Segundo  Antonio Ferreira Pinto, secretário estadual da SSP (Secretaria de Segurança Pública), os estabelecimentos comerciais têm permissão para servir bebida alcoólica, tanto nas vésperas, quanto no dia das eleições, a exemplo do que aconteceu em 2008.

Também no estado do Rio de Janeiro, a  Secretaria Estadual de Segurança e do TRE optou por não adotar a lei seca. O mesmo havia ocorrido nas eleições de 2008 e 2006.

"ARTUR 451" Primeira opção para o Senado da República do Brasil no Amazonas...










O senhor é um grande exemplo a ser seguido e copiado por aqueles que tentam almejar o seu feito nesses longos anos de carreira no senado... Parabéns Senador!  




Vem ai o Boi Manaus 2010....

Lançamento do Boi Manaus acontecendo agora, Aguarde !!!

rssv.jpg



Festa do Boi Manaus 2009 Sambodromo Lotado






A dança da Democracia brasileira...






O candidato a deputado federal Vaccarezza afirmou que a ideia de associar seu nome com refrão é dele mesmo, mas disse que a canção não é engraçada, pelo contrário "extremamente politizada".

Dilma vence de Norte a Sul, de Leste a Oeste”:..

O Datafalha registra hoje um fenômeno inaudito, se comparado com o que acabou de dizer o Marcos Coimbra, da Vox, para quem a “Dilma vence de Norte a Sul, de Leste a Oeste”:


Vox, Sensus e Globope preveem a vitoria da Dilma no 1º. turno.

A Folha (*) era a única que estava na contra-mão.

Hoje, na primeira página, ela acerta o passo, pede arrego e diz que a Dilma interrompeu a queda !!!

Jamais se viu na História das Eleições da Civilização Ocidental um candidato reverter o comportamento de tantos milhões eleitores, em 48 horas !

Essa Dilma, realmente, merece ser Presidente !







Hoje, Dilma lidera em todas as regiões do país, jogando por terra as análises que imaginavam que as eleições consagrariam um fosso entre o Brasil “moderno” e o “atrasado”. Era o que supunham aqueles que leram, sem maior profundidade, as pesquisas, e acreditavam que Serra sairia vitorioso no Sul e no Sudeste, ficando com Dilma o voto do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste. Não é isso que estamos vendo.


Ela deve vencer em todos os estados, em alguns com três vezes mais votos que a soma dos adversários. Vence na cidade de São Paulo, na sua região metropolitana e no interior do estado. Lidera o voto das capitais, das cidades médias e das pequenas. É a preferida dos eleitores que residem em áreas rurais.


Candidata à Presidência, Dilma Rousseff, realiza carreata pelas em Rondonópolis, MT - 25.08.2010

As pesquisas dão a Dilma vantagem em todos os segmentos socioeconômicos relevantes. É a preferida de mulheres e homens (sepultando bobagens como as que ouvimos sobre as dificuldades que teria para conquistar o voto feminino), de jovens e velhos, de negros e brancos. Está na frente entre católicos, evangélicos, espíritas e praticantes de religiões afro-brasileiras.


Vence entre pobres, na classe média e entre os ricos (embora fique atrás de Serra entre os muito ricos). Lidera entre beneficiários do Bolsa Família e entre quem não recebe qualquer benefício do governo. Analfabetos e pessoas que estudaram, do primário à universidade, votam majoritariamente nela.



29 de setembro de 2010

Transporte Coletivo será gratuito nas eleições em Manaus...

Tudo sobre as Eleições 2010 você lê no MSN Notícias (Agência Brasil)

Com a aprovação na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (29), do projeto de lei que garante a gratuidade do transporte coletivo no dia das eleições, 3 de outubro, a Prefeitura de Manaus determinou que toda a frota de ônibus convencional permaneça em operação para atender aos usuários. A circulação dos coletivos será fiscalizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), nova denominação do IMTT.


A gratuidade nos coletivos começa às 4 da manhã de domingo e se estende até às 23h59 do mesmo dia. Mil e duzentos ônibus das sete empresas operadoras do sistema coletivo convencional vão circular na cidade, cumprindo as rotas tradicionais. Os veículos dos sistemas Executivo e Alternativo não fazem parte do programa da gratuidade no dia das eleições.

Usuários do transporte coletivo precisam ficar atentos para não ser surpreendidos com a cobrança de R$ 2,25 já nesta sexta-feira

Sessenta fiscais da SMTU acompanharão a saída dos ônibus desde as garagens até a circulação dos veículos nos terminais e principais corredores, observando o cumprimento da frota e dos itinerários. Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai atuar em parceria com a Prefeitura de Manaus para verificar o cumprimento da gratuidade.

No dia 3 de outubro, os usuários do transporte coletivo convencional vão passar normalmente pela catraca. Grávidas, idosos e portadores de necessidades especiais entram pela porta dianteira. A gratuidade será repetida caso ocorra eleição no segundo turno.

Mercado Adolpho Lisboa e sua beleza histórica ...

Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Mercado Adolfo Lisboa 



O mercado municipal Adolfo Lisboa foi inaugurado em 1882 e em 1906 foi arrendado pela empresa inglesa Manaós Market, empresa responsável para construção dos dois pavilhõe de ferro destinados à venda de carnes e peixes. A contrução do mercado é em estilo Art Novau é réplica do extínto mercado Les Halles em París.

Hoje o marcado municipal Adolfo Lisboa se encontra em reforma para preservação de sua história.
Você pode encontrar imagens do Mercado Municipal Adolfo Lisboa e outros pontos turísticos de Manaus clicando no  link postado...


Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Vista exterior)


As obras de reforma e restauro do Mercado Adolpho Lisboa já têm 40% de sua execução concluída. A empresa contratada pela Prefeitura de Manaus – Construtora Biapó – está atuando em quatro frentes de trabalho: Pavilhão Frontal, Pavilhão do Peixe e Pavilhão Pará e Pavilhão Central. O valor estimado da obra é de R$ 11 milhões. Os profissionais da empresa têm intensificado os trabalhos na fachada (ornamentos, pintura) e telhado (carpintaria e colocação de telhas). No Pavilhão do Peixe a estrutura metálica foi concluída e o molde onde serão estampadas as telhas “escamas de peixe” já está pronto para começar a confecção dessas peças, que serão réplicas das originais. No pavilhão da Carne, os trabalhos estão concentrados na restauração da estrutura metálica e recomposição de peças. No Pavilhão Tartaruga estão sendo finalizados o jateamento de granalha de aço e a pintura.

Um dos benefícios da obra é que a empresa está capacitando profissionais da cidade com técnicas de restauro e isso vai aumentar a mão-de-obra local qualificada que hoje ainda é deficiente.



Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Detalhe)


Alem disso, os operários estão recebendo aulas sobre patrimônio histórico. O objetivo é que eles comecem a entender o valor de prédios emblemáticos e simbólicos como é o “Mercadão” e possam ter orgulho de participar dessa ação.

Visitação na obra

A partir desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Manaus e a Construtora Biapó vão abrir uma área do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, para que a população possa visitar.

O horário para as visitas será de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Nesse espaço haverá um guia bilíngue (português e inglês) para explicar as etapas da obra já concluídas e em andamento.

Prefeitura programa festa para o Dia das crianças...




“Um dia de criança” é a denominação da festa que a Prefeitura de Manaus vai realizar no dia 5 de outubro, próxima terça-feira, em comemoração ao Dia da Criança. A festa será na Mini-Vila Olímpica do Coroado, Zona Leste, e vai reunir crianças e adolescentes inseridos em programas sociais do município como o do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), Serviço de Acolhimento Institucional Emergencial (SAIE) e crianças com deficiência atendidas no projeto “Viva a Diferença”, da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej).




De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, cerca de mil crianças e adolescentes devem participar das atividades que incluem diversos jogos e brincadeiras. Haverá a disponibilização de brinquedos como cama elástica, piscina de bolinha e no esporte, corridas, campeonato de futsal, brincadeira de queimada, pula-corda, bambolê, cabo-de-guerra e dança da cadeira, pintura, entre outros.


Justiça acatou o recurso da Rede Amazônica e nega participação de candidatos do PSOL e PSTU...

 


E a liberdade no direito de expressão que tanto a imprensa empoe da justiça! Aonde cabe o exemplo para o mesmo? A imprensa acaba de cometer o mesmo erro de censurar! Aonde já se viu em plena democracia, próximo de escolhermos novos candidatos para o país, deixarmos alguns candidatos fora do debate, e "Não" ter o direito de expressar o seu projeto de governo pelo seu partido, dando ao eleitor o direito de escolha. O simples fato de uma emissora local que proporcionou o debate, não concebeu o direito dos candidatos (PSOL, PSTU), de participarem do debate, impondo desses candidatos o mínimo 1% de votos para a eleição no governo do Estado do Amazonas. Hora, então o TRE jamais poderia deixá-los participar do pleito e na propaganda eleitoral por não terem 1% de votos. Diga-me, aonde fala na regra do TRE, que o candidato seja ele qual partido for não possa exercer o mesmo direito de expressão, por não obter o mínimo de percentual? Não sou cientista político, nem merda nenhuma de critico, mais um eleitor que tem tentado enxergar fatos que se deixam despercebido por acharmos irrelevante, por não contribuir nada para nação. Isso são estupidez e desconhecimento daquilo que chamamos de direito iguais e que temos de respeitá-los, pois dessa forma jamais iremos contribuir a fazer uma democracia sólida e justa. Que esse tipo de exemplo esteja nas próximas eleições extinguida do país, acima de tudo mostrando uma democracia soberana, de respeito por aqueles que dão a cara pra bater, na intenção de oferecer mudanças e reformas para o Brasil... E VIVA A DEMOCRACIA!


28 de setembro de 2010

Tracking Vox/Band/iG: Dilma tem 55% dos votos válidos...

A cinco dias da eleição, petista tem cinco pontos a mais do que precisaria para vencer no primeiro turno

Dilma faz campanha em Vitória (ES) ao lado de Magno Malta (PR) e Renato Casagrande(PSB) - 20.08.2010

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece, pelo terceiro dia consecutivo, com 49% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iGpublicado nesta terça-feira. A cinco dias da eleição, Dilma tem pouco mais de 55% dos votos válidos, cinco pontos além do que precisaria para vencer no primeiro turno.
Para encerrar a disputa logo na primeira etapa de votação, Dilma precisaria ter a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um. Na conta, são desconsiderados os votos brancos e nulos.
O atual cenário dá a Dilma uma vantagem de 10 pontos sobre a soma das intenções de voto contabilizadas por seus adversários. No tracking, José Serra(PSDB) oscilou um ponto para cima e agora tem 25%. Já a presidenciável do PV, Marina Silva, que um dia antes contava com 13%, agora soma 12% - o que interrompe uma sequência de três dias consecutivos de crescimento. Outros candidatos obtiveram 2%. Brancos e nulos somaram 4% e indecisos 8%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Apoiada pela alta popularidade do presidente Lula na região, Dilma tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste: 65%. Na região, no entanto, a ex-ministra da Casa Civil já contou com até 73% das preferências. Na mesma região, Serra teria hoje 15% dos votos, de acordo com a projeção, e Marina, 7%.
Dilma ainda lidera em todas as regiões, mas encontra seu pior cenário no Sudeste, onde ela conta com 42% das intenções de voto – contra 27% de Serra e 16% de Marina. Já o candidato tucano tem mais votos no Sul (34%), contra 45% de Dilma no local.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a petista aparece à frente, com 43% das citações (um ponto a mais que na pesquisa anterior); Serra tem 22% e Marina, 9%.  O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente.

Encontrado no Rio Negro após acidente o corpo do operário...

Manaus - Amazonas



O corpo de um operário ainda não identificado foi encontrado no início da noite no Rio Negro após o acidente que feriu outras quatro pessoas. O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que uma equipe de remoção foi enviada ao local. Por volta das 16h desta terça-feira (28), uma viga da construção da ponte se soltou e atingiu funcionários que trabalhavam na obra.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou em nota na noite desta terça-feira (28) que realizou atendimento de emergência a quatro vítimas. De acordo com o Samu, os pacientes receberam atendimento pré-hospilar ainda no local do acidente e, em seguida, foram levados para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, da rede estadual de saúde.

No local do acidente foram posicionadas seis unidades de atendimento móvel do SAMU-192. Destas, quatro eram ambulâncias – três do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tipo UTI...

Vídeo: por que a Dilma ganhou o debate da Record...


Extraído do blog Os Amigos do Presidente Lula:

O compacto acima mostra como foi a participação de Dilma no Debate. Reparem no quanto tem de conteúdo. Nenhum outro candidato chegou perto dela neste quesito.


Tente fazer um compacto com os “melhores momentos” do Serra. Dali não sai nada, ou é ele atacando os adversários ou contrariado com perguntas sobre FHC e sobre apagões na educação e outras áreas de seu governo em São Paulo.


De Marina também não se consegue extrair um compacto com conteúdo. Se espremer fica só a pregação genérica do desenvolvimento sustentável, permeada com críticas udenistas que não correspondem aos fatos, sem conseguir dizer a que veio.


A verdade é que o discurso de Marina desperta desconfiança em todos que votam consciente, porque ela fica em cima do muro, como quando foi perguntada sobre Belo Monte.


Desperta desconfiança quando ela “importa” para o pré-sal os problemas ambientais do golfo do México, causado lá por políticas neoliberais de deixar empresas privadas fazerem tudo por dinheiro. Lá nem foi vazamento em profundidades do pré-sal, e sim em profundidade que a Petrobras já explora há anos, sem qualquer problema.


Desperta desconfiança também quando age de forma oportunista, com o discurso udenista, quando todos sabem que o PV é uma frente partidária com muitos candidatos fisiológicos, aparelhados em prefeituras do DEMos, com Kassab (e já foram aliados de Cesar Maia no Rio quando o DEMo estava no poder), em governos tucanos de São Paulo. Que moral ela tem para criticar o PT, sendo filiada ao PV? E ela sabe como ex-ministra do meio-ambiente que qualquer órgão público ou privado está sujeito a um ou outro mau funcionário desviar sua conduta, e só será descoberto, ou quando uma fraude aparece, ou quando é denunciado antes da fraude aparecer.


Quanto a Marina, fica sempre aquela pergunta: qual é exatamente a posição dela? A gente vai conviver com apagões energéticos por ficar discutindo por décadas um projeto de hidrelétrica? O respeito ao meio-ambiente é fundamental. Ninguém abre mão da boa engenharia que respeita o meio-ambiente neste século XXI, mas quem é responsável por licenças ambientais precisa também aprender a respeitar a ecologia humana, e se empenhar para trabalhar na velocidade que a população pobre do Brasil precisa para sair da pobreza. Que exija as adequações necessárias, mas que não obstrua eternamente.


O discurso da Marina passa a impressão de que a senzala tem que esperar na fila para entrar na classe média, enquanto não se resolve o problema do lixo e da poluição produzidos na casa grande (sobretudo dos países ricos).


Plínio também não rende um bom compacto do debate. Independente de concordar ou não com as idéias dele, não foram passadas com a clareza com que usou no primeiro debate. Plínio conseguiu atacar as políticas dos outros 3 candidatos (e é papel de quem é oposição), mas saiu com a imagem de quem irá desmontar um monte de coisas boas que estão dando certo, como o ProUni, o Reuni, a política de aumento real garantido do salário mínimo; para colocar no lugar algo inatingível a curto prazo: uma suposta política perfeita para um futuro que sabe-se lá quando iria chegar. Por fim, foi desonesto ao sucumbir ao discurso udenista e falso, para exploração eleitoral.


Quando não há um “nocaute” durante o debate, vence quem consegue encaixar mensagens com melhor repercussão nos dias seguintes, e que fixam na cabeça do eleitor.


Ninguém venceu por nocaute (e seria difícil com as regras rígidas, a menos que alguém cometesse algum grande deslize). Mas para o cidadão que se preocupa com emprego, o mais importante foi ouvir Dilma falar dos 14,5 milhões de empregos. Para o estudante que está no ProUni ou quer entrar na universidade, o importante foi ouvir Dilma defendendo o programa. Para quem tem más lembranças do governo FHC, importante foi ver Serra se atrapalhar para defendê-lo. Para quem tem boas lembranças do governo Lula, importante foi ver Dilma defendendo este governo do ataque dos outros.


Por isso que reitero: Dilma conquistou mais votos do eleitor consciente que viu o debate, porque conversou com o eleitor sobre os problemas dele. Dilma fez um discurso politizado para a nova classe média que emergiu no governo Lula.

Todos os emails falsos sobre Dilma Rousseff

Todos os emails falsos sobre Dilma Rousseff

26 de setembro de 2010

Açaí o fruto energético que se transforma agora em produtos cosméticos...

O super fruto: açaí é a bola da vez da indústria cosmética...





Em uma reportagem de destaque do jornal The New York Times, ele é chamado de “superfruto global”. Proveniente de uma árvore chamada açaizeiro, que cresce exclusivamente na Amazônia, o açaí é um verdadeiro campeão de saúde. Também batizado como “vinho da Amazônia”, os especialistas classificam-no como superalimento graças aos seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano. É considerada uma das frutas mais nutritivas do planeta por ser natural, completo e puro, sem aditivos e rico em proteínas, lipídios insaturados, vitaminas E,  A e complexo B, fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e outros minerais.
A cor roxa vem das antocianinas, que são anti-radicais livres. O mundo da cosmética logo tratou de incorporar todos esses benefícios. A festejada Kiehl’s elegeu a atriz Julianne Moore como garota-propaganda da linha de cremes antienvelhecimento Açaí Damage-Repairing Skincare Collection. A linha Natura Ekos produziu toda uma coleção de produtos de banho com óleo de açaí. No Brasil, o açaí é consumido de forma natural, mantendo,  por isso, todas as suas propriedades. Fora do país, consome-se como fruto seco, em sucos ou cápsulas vendidas em lojas de produtos biológicos.
O açaí tem um antioxidante excelente para a saúde.Fotos de Elcio Ramalho
O açaí tem um antioxidante excelente para a saúde.
Fotos de Elcio Ramalho








O fruto só começou a ser exportado a partir de 2000, mais especificamente do Pará, que possui mais de 90% da produção nacional. Com propriedades antioxidantes reconhecidas, a reputação internacional do açaí tem aumentado a olhos vistos. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Envelhecimento e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o ORAC (Oxygen Radical Absorption Capacity – Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio) mede a capacidade antioxidante de um produto. O açaí foi submetido ao teste do ORAC e obteve 1027 pontos. O fruto de maior pontuação até então havia sido a amora, com 95 pontos.
Os benefícios do açaí vem sendo cada vez mais estudados. Além do poder antioxidante, melhora a saúde cardiovascular – tanto a pressão arterial quando a normalização dos níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos –, além de possuir propriedades antiinflamatórias. Cada 100 gramas de polpa de açaí contém, aproximadamente, 349 calorias.

Cigás fez últimos testes na tubulação neste sábado...

Cigás fez testes nas tubulações neste sábado (25)





CIGÁS



Deste sábado, 25, a Companhia de Gás do Amazonas, Cigás, iniciou a última etapa de limpeza da linha de gás de Manaus. Trata-se de uma operação de rotina em que são usados água e ar comprimido nos dutos para assegurar a limpeza.
“Os elementos passam sob pressão e são expelidos da linha”, explica o diretor técnico da Cigás, Clovis Correia Junior.
A atividade deverá durar todo o final de semana. Antes da limpeza foram realizados os testes hidrostáticos, que mostraram que a rede de dutos está íntegra.
Após a limpeza, será feita a secagem da linha e a instalação das válvulas de bloqueio automático, que servem para dar maior segurança ao sistema, monitorando a pressão e praticamente eliminando a possibilidade de vazamentos.
Assim que as válvulas estiverem instaladas virá o processo de inertização da linha. “Neste processo, usa-se nitrogênio, um gás inerte, para a preparação da linha para receber o gás natural com segurança”, explica Clovis.
Toda a linha da Cigás estará apta a receber o gás natural no início de outubro. “Nossa previsão é que todas estas etapas estejam concluídas nos próximos dias e ficaremos no aguardo dos consumidores para disponibilizar o gás na rede”, afirmou Clovis.
A Cigás construiu uma rede de gasoduto em Manaus com 43 quilômetros de tubos, cortando as ruas da cidade, sendo utilizados tubos de aço de 20 e 10 polegadas de diâmetro. Os tubos ficam enterrados nas vias públicas a uma distância média de 1,20 m da calçada e profundidade de 1,80 metro.
O gás de Urucu chega a Manaus nas proximidades das usinas de Mauá e Aparecida. Abastece estas usinas e é enviado através dos dutos da Cigás para cinco produtores independentes de energia localizados em pontos diversos da capital do Amazonas.
Clovis observa que com a rede pronta e com o gás passando na tubulação, a população do Amazonas terá um ganho importante e o Estado passará a ter mais um atrativo para novos empreendimentos.
“Teremos melhoria na área ambiental, pois o gás é um combustível limpo. O gás surge como um importante vetor de desenvolvimento econômico para a região, no momento em que possibilita que indústrias que utilizam prioritariamente o gás natural, se instalem no Estado, gerando desenvolvimento tecnológico aliado a novas perspectivas de empregos nesse setor”, afirmou.

Domingo é dia de debate com @Dilmabr na Rede Record...


25 de Setembro de 2010, por Carol Carvalho 
eleições #dilma record debate #dilmanarede
















O tracking do Vox Populi

A partir das 21 horas, a equipe #dilmanarede estará conectad@ com o Brasil para mais essa  #coberturacolaborativa.

Com #Dilma na telinha e a força de nossa mobilização na web, mostraremos que ela é a pessoa mais preparada para governar esse país nos próximos quatro anos.

Vamos juntar nossos amigos, preparar a TV e divulgar as propostas de #Dilma. Suba fotos e vídeos. Mostre suas opiniões sobre o debate por meio de redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook. Acompanhe também pelo twitter @dilmanarede.

Junt@s, continuaremos fazendo a diferença na cobertura mais ampla e democrática das  eleições 2010.