Amazonas
cidade de Manaus só deve ser contemplada no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal, em 2013, com a conclusão da obra do Linhão de Tucuruí, que interligará o Amazonas ao Sistema Nacional de Energia Elétrica.
Esse prazo pode ser antecipado dependendo do poder de articulação do Governo do Amazonas junto aos órgãos envolvidos, avaliou o gerente de Projetos da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Jovino Francisco Filho, ao explicar que além de Manaus, Macapá (AP) e Boa Vista (RR) também estão nesse cronograma de 2013, quando a Telebrás deverá integrar as últimas capitais ao respectivo plano.
O PNBL foi lançado este ano com a recriação da Telebrás, com 96 pontos contemplados com o serviço, que prevê a oferta da internet banda larga a preços acessíveis. Nessa primeira fase, estão previstas cidades do anel Sul e rede Norte, abrangendo 16 capitais, sendo uma da Região Norte, a capital do Estado de Tocantins, Palmas.
No próximo ano, serão mais 48 pontos, com oito capitais e, em 2013, mais 18 pontos, com Manaus, Macapá e Boa Vista fechando o programa principal do governo federal.
De acordo com Jovino, o Amapá poderá antecipar sua integração para agosto do próximo ano, caso se concretize a negociação com a Guiana Francesa, para interligar-se ao cabo do País vizinho, saindo de Calçuene até o Oiapoque.
O interesse da Guiana Francesa é, no futuro, poder utilizar o cabo que sairá de Tucuruí a Macapá para ter acesso às rotas de fibra ótica que passam sob o Oceano Atlântico em direção às Américas do Norte e Central.
Alternativa
No caso do Amazonas, explicou o gerente, a Oi já concluiu as obras de interligação da fibra ótica, saindo de Boa Vista até Manaus, e deverá disponibilizar o serviço até dezembro. A operadora está investindo R$ 90 milhões no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário